Texto: I Tessalonicense: (5:16)
INTRODUÇÃO
Queremos começar o ano bem, estabelecendo bases para uma caminhada bem-sucedida em Deus. Há neste texto sete segredos que o apóstolo Paulo lista para uma vida cristã vitoriosa. São frases curtas, mas cheias de significados, verdadeiros conselhos do Espírito Santo para todos nós. Vamos mergulhar nessa revelação....
1 - FAÇA DA ALEGRIA UMA DECISÃO CONTÍNUA “Regozijai-vos sempre.” (vs. 16).
A alegria é um direito do crente, mas como tudo, tem que ser apropriado pela fé. Não devemos e nem precisamos depender das circunstâncias para alegrar-nos. Em Deus sempre teremos uma fonte de gozo e prazer..
a) O Senhor é a base e motivo da nossa alegria.
Filipenses 4-4. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos.
Salmos 16-11. na presença de Deus há plenitude de alegria; Obviamente, muitas situações da vida podem nos entristecer e não estamos imunes a elas, mas podemos entrar na presença do Senhor e recuperar o sorriso.
Habacuque 3:17-18 Mesmo não florescendo a figueira e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas e não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, 18. ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
b) A palavra de Deus é uma fonte de alegria.
Jeremias 15:16. Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o júbilo e alegria do meu coração.
Quando lemos ou ouvimos a palavra de Deus somos abastecidos de alegria, pois os nossos olhos se desviam dos problemas e são colocamos no Senhor e nas suas promessas. Por isso, é importante abastecer-nos diariamente da palavra e, quando estamos em tribulação, corrermos para ela. Quantas vezes você já chegou abatido num culto e a palavra devolveu o ânimo ao seu coração?
2 - ORE O TEMPO TODO – “Orai sem cessar” (vs. 17)
A oração é uma das chaves mais importantes da vida cristã. É por ela que mantemos nossa comunhão com Deus. Os discípulos de Jesus foram impactados pela maneira como Jesus orava, por isso eles o pede que ensine a orar.
a) Orar sem cessar é orar todo dia (Mt 6:9-11) – Jesus nos ensinou a separar um tempo diário, exclusivo para a oração. Se devemos pedir o pão nosso de cada dia, devemos orar todos os dias. Isso determina muitas vitórias na nossa vida e nos leva a reajustar nossa sintonia com Deus.
b) Orar sem cessar é orar o tempo todo – Ef 6:18, I Co 14:14-15, Rm 8:26.
Mesmo em meio aos nossos afazeres, não devemos perder a sintonia e a comunicação com Deus. Uma forma de fazer isso é manter os pensamentos conectados nEle, trazendo-o para todas as situações que nos envolvem. É também fundamental orar no Espírito, ou seja, orar em línguas o mais que pudermos.
c) Orar sem cessar é perseverar na oração – Cl 4:2, Lc 18:1
Jesus ensina seus discípulos a orarem sempre e nunca desanimarem. Muitas conquistas de fé só ocorrerão em nossa vida se insistirmos em orar por elas até que Deus responda. Aqueles que desistem, que deixam que o tempo cale suas orações, perdem muito do que o Senhor preparou. Portanto, não desista de orar pelas coisas que você sonha e que fazem parte da vontade de Deus para sua vida.
3 - MANIFESTE SUA GRATIDÃO A DEUS EM TUDO “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (vs. 18).
Mesmos as nossas petições devem ser apresentadas a Deus com o tempero da gratidão. Mesmo nos dias mais difíceis, há sempre algum motivo no qual podemos colocar os nossos olhos e ver a bondade de Deus.
4 - NÃO APAGUE O ESPÍRITO SANTO - “Não apagueis o Espírito.” (vs. 19)
a) Apagamos o Espírito quando vivemos no pecado – I Jo 3:9; Jz 16:19-21
Muitas pessoas são como Sansão. Mesmo sendo crentes, vão brincando com o pecado, até que o Espírito não suporte mais e se ausente, entregando-as nas mãos dos inimigos.
b) Apagamos o Espírito quando insistimos na teimosia.
c) Apagamos o Espírito quando deixamos de busca-lo.
5 - LEVE A SÉRIO A DIREÇÃO PROFÉTICA – “Não desprezeis as profecias” (vs. 20)
Creia nas profecias bíblicas, elas se cumprirão. Deus usa homens para nos transmitir a sua vontade. Ele levanta profetas para revelar a direção para nossas vidas. Pode usar pessoas simples para nos transmitir recados, assim como pode usar nossos pastores para trazer revelação da sua palavra. Embora tenhamos a responsabilidade de avaliar qualquer profecia, justamente porque passa por canais imperfeitos (os homens), a Bíblia nos instrui a não desprezá-las. E quando elas vêm por pessoas que Deus colocou como autoridade sobre as nossas vidas, mas ainda devemos levar a sério.
6 - PASSE TUDO PELO FILTRO DA PALAVRA DE DEUS – “Julgai todas as coisas, retende o que é bom” (vs. 21)
O crente maduro não engole tudo o que lhe oferecem. Ele sabe confrontar as coisas baseado na palavra de Deus. Devemos julgar, as coisas que nos são apresentadas. Precisamos aprender a separar o bom do ruim, e reter apenas aquilo que edifica a nossa vida.
7 - ESCOLHA VIVER UMA SANTIDADE RADICAL – “Abstende-vos de toda forma de mal” (vs. 22)
A última grande direção do apóstolo Paulo é que renunciemos toda forma de mal, ou seja, que vivamos uma vida de compromisso radical com o Senhor.
a) Abster-nos do mal é renunciar ao pecado (Sl 119:11; Hb 12:4)
O apostolo Paulo ensina em Hebreus a lutar contra o pecado até derramar o próprio sangue.
b) Abster-nos do mal é evitar aquilo que nos contamina (Dn 1:8)
Há coisas que não são pecado, mas nos contaminam. Precisamos renunciar a elas também. Música, literatura, TV, amizades, tudo tem que ser avaliado de acordo com o propósito de Deus. E se nos seduz para o mundo, deve ser evitado.
Pr. Altair M. Nunes Júnior