top of page
Foto do escritorIPRO

Como tomar decisão?


por: Caroline Rodrigues

IPRO | Mídias Sociais


Texto base: Gênesis - 13:1-13

Todos os dias precisamos tomar alguma decisão, seja de grande importância ou decisões simples, como a que horas acordar ou que roupa vestir, mas a verdade é que de alguma forma, elas impactarão em nosso futuro.

Com base no texto de Gênesis 13: 1-13, vemos a experiência de Ló e Abraão diante da necessidade da tomada de uma decisão. Familiares e amigos com longo tempo de caminhada juntos, que compartilharam tristezas e desafios, leais um ao outro, mas que tiveram que se separar.

Nesse contexto, a causa foi positiva pois ambos enriqueceram e eles tiveram que decidir entre o bom e o ótimo, porém muitas das vezes temos que decidir entre o bem e o mal.


Mas então, como podemos tomar decisões sábias?

Abaixo veremos alguns critérios de seleção de Ló para tomar suas decisões e as consequências delas:


Vejamos:

  • Não tome decisões apenas pelo que seus olhos enxergam (versículo 10a): Ló, não considerou as coisas mais sérias contidas em sua decisão, ele não processou as consequências mais profundas de sua atitude. Há muitas pessoas tomando decisões apenas através de paixões ou impressionados com a beleza e imagem e esquecem de considerar e avaliar os aspectos que não são perceptíveis aos olhos;


  • Não tome decisões apenas por razões econômicas (versículo 10b): A decisão de Ló foi por uma questão econômica, pensando nos pastos que as suas ovelhas teriam, mas não considerou as coisas que viriam com essa decisão.


  • Às vezes tomamos decisões apenas pelo salário imediato, pelas ofertas do mercado, pela possibilidade de rápida ascensão e ganho, mas esquecemos de considerar as possibilidades de ganhos e perdas espirituais, morais e até mesmo no âmbito financeiro, quando passamos mais tempo longe de nossa família e mais tempo no trabalho por desejo de ganhar mais;

  • Considere sua família no projeto de sua decisão (versículo 13): Quando estamos diante de decisões e propostas recebidas, nem sempre paramos para pensar o que isto significa para nossos filhos, cônjuge, amigos e para a nossa alma. A consequência da decisão de Ló trouxe profundos impactos sobre sua família, como podemos ver na continuação do texto em questão. Por isto, antes de tomar qualquer decisão pense em quais efeitos essa decisão trará sobre a sua vida e a da sua família, pois determinadas decisões expõem a família a constrangimentos e os levam à morte moral e espiritual.

  • Considere Deus nas suas decisões (versículo 13b): Ló ignorou por completo o que aquela cidade representava para Deus. Então não mostre para Deus o que você deseja em suas orações, mas sim em como você toma as suas decisões. Muitas vezes elas não são tomadas tendo Deus como parâmetro, nem refletimos sobre sua vontade e nem pedimos sua orientação e o resultado é a destruição de nossa alma e de nossas vidas.


Qualquer decisão que tomarmos para esta vida, deve ser feita com prudência e cuidado, por causa das implicações que ela poderá trazer para as nossas vidas e nossa geração futura. Existe, porém, uma decisão que é a grande escolha, porque ela tem implicações eternas: nossa salvação!


Nem sempre a melhor decisão é a mais fácil, por isso, decida seguir a Jesus, abra seu coração para recebê-lo em sua vida! Ore, medite na palavra de Deus, busque conselhos em pessoas certas, observe as circunstâncias e preste atenção ao seu coração!

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?”

Mateus 16:26.



Que Deus os abençoe infinitamente!





68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page