Texto: Marcos: 10:17-22
por: Danielle Flôres
IPRO | Mídias Sociais
Marcos evangelho aos gentios.
“Desejos corretos e atitudes erradas”
Continuado estudo da série “Marcos: Evangelho ao Gentios”. O Pr. Júnior ministrou com base no texto de Marcos 10:17-22. Através dele aprendemos que existem situações da nossa vida em que temos desejos corretos, mas, ao mesmo tempo, temos atitudes erradas. O jovem rico, que é relatado pela passagem, nos ensina sobre essa dicotomia que nós também já vivemos. Acertos e erros são comuns na nossa vida, mas alguns erros podem nos custar muito caro.
Vejamos alguns dos desejos corretos do jovem rico:
1. TEM A DISPOSIÇÃO CORRETA (V. 17): O jovem pensava e se preocupava sobre a vida eterna, ele sabe que um dia irá prestar contas a Deus de tudo que fez. Essa disposição do coração dele estava correta, ele tem senso de urgência com relação a sua alma. Nós também precisamos ter esse desejo e disposição, pensar sobre a vida e eterna e agir com responsabilidade!
2. VEM NO TEMPO CERTO (V. 17): O jovem não espera o amanhã, a velhice, ele, na sua juventude, declara que Jesus é o seu mestre! Você está esperando o amanhã para tomar essa decisão?! Lembre-se que não sabemos o dia e nem a hora da volta de Cristo, nem o dia que ele irá nos recolher, amanhã pode ser tarde! Não arrisque sua alma à morte eterna!
3. TEVE A POSTURA CORRETA (V. 17): Um judeu nunca se prostraria para ninguém, mas ao se ajoelhar diante de Jesus o jovem rico reconhece que Jesus é o Senhor. Muitos se prostram diante de Deus com arrogância, sem humildade, mas esse jovem se aproxima de Jesus de forma correta, com quebrantamento, humildade, reconhecendo que Jesus é o Senhor. Como tem sido a sua postura diante do Senhor?
4. FEZ A PERGUNTA CORRETA, A QUESTÃO ESSENCIAL (V.17): O personagem descrito no texto não se preocupa com o que os outros vão pensar, nem perde tempo com perguntas e discussões infrutíferas, mas ele se preocupa com a pergunta essencial para a salvação da sua alma. Ele deseja saber como salvar a sua alma, a coisa mais importante e que durará a eternidade. O que tem ocupado sua mente? As vãs preocupações ou a salvação da sua alma?
5. PROCUROU A PESSOA CERTA - JESUS! O jovem vai até aquele que é o único que pode responder aquela pergunta, porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida! É de Jesus que procede a nossa salvação! Onde você buscado respostas?! Não há outro que possa aliviar os anseios da alma, só Jesus pode!
Apesar desses acertos, o jovem comete vários erros.
Vejamos:
1. JULGAMENTO SUPERFICIAL DA BONDADE HUMANA (V. 17): No verso 17, o jovem chama Jesus de “Bom Mestre”. Embora Jesus não o repreenda, Jesus sabia que o jovem ao dizer isto estava sob a perspectiva da justiça própria. Então, Jesus o lembra que só há um que é bom genuinamente. A bondade humana é relativa, superficial e perigosa. Quantas vezes identificamos pessoas arrogantes, com o coração cheio de prepotência e autossuficiência, que vivem baseados na sua própria justiça moral?! Quem você tem sido: o moralista ou o aquele que reconhece a bondade apenas em Deus?!
2. CONSTRÓI SUA VIDA EM FUNDAMENTOS EQUIVOCADOS (V. 19,20): Jesus sabia que o jovem obedecia aos mandamentos e é por isso que Jesus mostra que não é o cumprir os mandamentos que irão salvar a sua alma, mas Graça de Deus. Ser moralista, basear suas condutas na vida religiosa, viver com base na auto justificação não salva!!! Mas a Graça, que é dom gratuito de Deus, é que abre o caminho da salvação! Precisamos reconhecer a miserabilidade das nossas vidas, enxergar que carecemos do amor de Deus e que só por meio de Jesus podemos ser salvos. A dependia de Deus, a vida centrada em Cristo é o que caracteriza um cristão genuíno. O jovem vivia uma religião e Jesus o mostra o que realmente irá salvá-lo. Você tem tido uma religião ou vive o cristianismo?
3. COLOCA SEUS AFETOS EM COISAS ERRADAS (V. 21): O jovem coloca o seu coração em coisas erradas, assim como nós, muitas vezes, damos mais importância aos bens materiais e aos status que desejamos, ao invés de colocar a Cristo na centralidade do nosso coração. A riqueza dele jovem tomava a totalidade do coração dele, o texto releva uma idolatria com o seu dinheiro. Nosso coração precisa estar inteiro em Cristo. O que tem tomado o seu coração? Qual é o afeto que tem tomado o lugar de Deus no seu coração?
Que não apenas nossos desejos sejam corretos, mas as nossas atitudes também! Que nosso coração esteja centrado em Cristo, reconhecendo nossa dependência e miserabilidade!
Fiquei na Paz e tenha uma semana abençoada!
Comments