Texto: Marcos 14:51-52
Discípulos vestidos com lençóis
Através do texto de Marcus 14:51-52 aprendemos que muitas vezes temos a mesma conduta que o discípulo que saiu para seguir Jesus apenas coberto com um lençol. Esse trecho nos mostra que .
1. Seguir Jesus sem compromisso, é vestir-se de lençol: ao sair para seguir Jesus o homem revela que não estava preocupado com o que vestia, não se preocupou em estar com vestimentas adequadas, achou que aquele quem seguia não precisaria de outro tipo de roupa e que ninguém perceberia. Muitas vezes não temos compromisso com o Senhor, achamos que seguir Jesus é de qualquer maneira, que não requer algo diferente e especial, então seguimos Jesus sem novas atitudes, sem sinais de arrependimento e do caráter de Cristo.
2. Cobrem-se com um lençol aqueles que vivem a superficialidade da vida cristã: quem segue a Jesus de qualquer maneira apenas se preocupa com o que os outros vão ver, acham que ninguém vai perceber o que está por dentro, no íntimo. Quem segue a Jesus com um lençol não se preocupa em mudar seu interior, mas apenas vestir uma capa de santidade buscando aprovações humanas, sem nunca mergulhar na intimidade com Deus.
3. Cobrem-se com um lençol aqueles que preferem o que da certo em lugar do que é certo: no texto o discípulo queria apenas passar desapercebido, achando que daria certo usar um lençol. Ele não se preocupou se aquela vestimenta era a correta, mas apenas se serviria para aquela ocasião sem que outras pessoas percebessem. Quem segue a Jesus vestindo um lençol vive a vida cristã com atitudes que parecem corretas, sem demonstrar atitudes verdadeiramente corretas. Precisamos buscar viver integralmente sobre aquilo que É correto em Jesus!
4. Cobrem-se com um lençol aqueles que querem ser diferentes, mas não fazem a diferença: quem segue a Jesus com um lençol não demonstra mudança e portanto não gera mudança no meio onde vive, assim era o homem que se refere o texto. A Igreja precisa mudar o que está ao seu redor!
5. Os que se cobrem com lençol vivem desprovidos de poder quando precisam se defender: quando puxam o lençol do discípulo sua vergonha é exposta e ele não tem como se defender. Assim somos nós quando vivemos uma vida de superficialidade com Deus, cobrindo-se com um lençol e quando nossos pecados são descobertos não temos com o que lutar. A vergonha nos toma, nossa alma sofre, porque não conhecemos a vida com Jesus na sua integralidade.
6. Se cobrem com um lençol aqueles que participam da Glória de Deus, mas não conseguem manifestá-la em suas vidas: o discípulo viu Jesus ser levado pelos soldados, se entregar e pedir que seus discípulos sejam poupados e curar a orelha de Malco quando é ferida. Ele viu tudo que Jesus fez, estava ali no mesmo local que o Senhor, mas não podia ter a Glória de Deus manifestada em sua vida, pois preferia viver uma viver na superfície do que mergulhar na Graça de Deus!
Que possamos viver todos os dias em intimidade com Jesus, sendo transformados por seu amor, recebendo do seu caráter e manifestando a sua Glória!
Aleluia!
Fiquem na Paz!
Pr. Altair Mateus Júnior
Kommentare