Texto: Salmos 105:16-22
PARTE 2
Nessa segunda parte da Série (Entre a PROMESSA e o seu CUMPRIMENTO), o texto de Salmos 105: 16-22, é possível constatar o processo para o cumprimento das promessas de Deus na vida de José.
José (de Israel) é o décimo filho de Jacó, fora um jovem Sonhador sua trajetória de vida está repleta da manifestação de Deus até porque Deus revelou suas promessas a José, mas nunca revelou o processo que ele teria que enfrentar até se tornar Governador do Egito. É muito bonito olharmos para sua história e dizermos “Uau” que bela história, entretanto é preciso entender o processo (as dificuldades) que tivera de passar para cumprir-se as promessas (os Sonhos) de Deus para sua vida.
Vejamos o processo que José de Israel teve que enfrentar para viver a Promessa.
Ciúme dos irmãos, por ele ser escolhido pelo pai (Jacó).
Traição vendido pelos seus irmãos.
Jogado em uma cisterna profunda pelos próprios irmãos.
Levado como escravo, prisioneiro, ficou em cárcere.
Tido como calunioso, mentiroso e sendo injustiçado.
Ficou 20 anos sem ver sua família.
Nunca mais veria sua mãe novamente.
“Apertaram os seus pés com correntes e puseram uma coleira de ferro no seu pescoço,até cumprir-se a profecia a respeito dele....” Sl 105: 18-19:
É possível que se Deus tivesse revelado todo o processo a José, talvez ele teria recusado suas promessas, por isso Deus nem sempre nos revela todo o processo. Quando temos a revelação de Deus sobre suas promessas em nossas vidas nos alegramos, entretanto nem sempre é fácil enfrentar o processo para o cumprimento da promessa.
Ao refletirmos sobre a Promessa e o Cumprimento na vida de José aprendemos o seguinte:
Deus nos mostra os sonhos, mas não nos revela o Processo.
O Processo não mudou as Promessas de José, o Processo mudou José.
O Processo não fará com que sua vida seja mais fácil, ele fará com que você seja mais forte.
Compreenda que perderemos coisas que não serão necessárias no futuro.
Conclusão
Todos nós temos promessas de Deus (Sonhos) o problema é que pensamos que essas vão cumprir-se no nosso tempo e da nossa maneira. O grande desafio é compreender que a promessa de Deus tem um tempo e um processo até que ela se realize.
Assim como José que confiou nas Promessas de Deus e perseverou até que cumpriu-se e sentar-se no trono como Governador do Egito, desta maneira também é conosco haverá um processo não será fácil vai ter dor, porque o processo não faz com que a nossa vida seja mais fácil mas que a nossa vida espiritual seja mais consistente. Não podemos nos render quando as dificuldades aparecem pelo contrário devemos lutar, orar, profetizar até mesmo nos momentos ruins.
Que possamos estar dispostos a nos lançar nas Promessas, nos Sonhos de Deus para nossas vidas, mas também que possamos estar cheios do Espírito Santo para enfrentarmos as lutas que viram, pois sabemos que Deus caminhara conosco até o cumprimento de suas Promessas.
Fiquem na Paz!
Pr. Altair Mateus Júnior