top of page
Foto do escritorIPRO

Gratidão é a base para um relacionamento íntimo com Deus



por: Andie Luz

IPRO | Mídias Sociais




Texto: Lucas 17:11-19


Algumas expressões de filmes, séries, desenhos e livros acabam se tornando populares, como por exemplo: “Se você quer rir, precisa me fazer rir” ou “Não existe almoço grátis”. Essas expressões trazem a ideia de que existe um preço para se receber qualquer coisa.


A ideia passada é que você tem de volta aquilo que você faz por merecer e isso já está impregnado na nossa sociedade, vemos e aprendemos isso desde pequenos. De forma sutil colocamos isso no coração das nossas crianças, se você fizer tudo certo terá uma recompensa.


A lógica da meritocracia tem um certo valor e tem tomado conta da nossa vida como um todo, condicionando o comportamento das pessoas.


Frequentemente ouvimos expressões como: “Tal pessoa merece isso”,” Fulano mereceu aquilo”, esse comportamento está gravado em nós, merecemos aquilo que fazemos por merecer.


Apesar da lógica ter sentido, há um perigo por de trás dela. Quanto mais merecemos, menos gratos somos, pois se eu mereço eu não preciso ser grato, já que mereci.


Quando vivemos isso de maneira progressiva, nossos corações se tornam menos gratos e esse pensamento está entrando na igreja de forma sutil, natural e perigosa. Achamos que nosso relacionamento com Deus está baseado do mérito, “Se eu fizer, Ele tem que me dar”, “Se eu sou dizimista, tenho que prosperar”, “Se vou nos cultos, Deus tem que abençoar”, “Se crio meus filhos dentro da igreja, eles não podem desviar”, “Se faço isso, tenho que receber aquilo”. De repente nos vemos cantando louvores que afirmam isso e orando por muitas vezes cobrando Deus.


Quanto mais achamos que merecemos, menos gratos seremos, mas o grande problema de pensar assim é que a gratidão é a base para um relacionamento íntimo com Deus.


Os olhos de Deus estão sempre sobre nós. Todos nós se formos sinceros e sondarmos nossos corações, perceberemos que temos alguma lepra dentro de nós, no sentido do nosso emocional, dos nossos vícios, pecados. Todos nós se olharmos nosso íntimo, veremos algo que temos vergonha, algo que queremos esconder ou que queremos vencer.


Apesar da nossa situação, podemos nos aproximar do Senhor clamando por compaixão, apesar de todas as circunstancias Ele vê, Ele sabe, Ele conhece nosso íntimo.


Apesar de nem sempre percebermos os olhos do Senhor está sempre nos comtemplando, sempre olhando onde estamos. Algumas vezes nos perguntamos: Onde Deus está? Mas o que percebemos na nossa caminhada com Deus, é que Ele sempre está ao nosso lado, mesmo quando não percebemos.


Quando os olhos dEle está sobre nós, Ele também nos dá uma direção!


Nós não estamos apenas nos tornando uma sociedade com pouca gratidão, mas também uma sociedade que quer as coisas de imediato. Oramos pedindo algo pra Deus e queremos pra agora, hoje, mas esse texto mostra que muitas coisas que Deus faz e fará serão processuais e não imediatas.


Muitas coisas acontecerão enquanto caminharmos e seguirmos com Deus em direção ao que Ele está nos apontando. Caminhando em obediência, receberemos os milagres dEle em nossa vida.


O Senhor nos convida para uma vida de intimidade, relacionamento e caminhada com Ele. Enquanto ouvimos e obedecemos, Deus vai nos transformando, porém para muitos o relacionamento com Deus está baseado no que recebe e pronto.


É muito comum vermos pessoas chegando na igreja, pedindo oração por milagres e quando recebe o milagre, ela não volta a igreja para demonstrar gratidão.


Como é possível, nós conseguirmos muitas vezes transformar a benção de Deus em uma maldição que nos afasta dEle, quando o que deveríamos fazer é agradecer a Deus e demonstrar gratidão? Por muitas vezes não somos gratos, pois achamos que merecemos e recebemos, pois fizemos por merecer, já que jejuamos, oramos e buscamos ao Senhor.


Pergunte-se: Será que sou grato a Deus de verdade? Guarde isso em seu coração, a gratidão é a base para um relacionamento íntimo e profundo com Deus e precisamos cultivar a gratidão.


Jesus não deseja apenas mudar sua história, Ele veio para salvar sua vida. Jesus não quer te dar apenas uma cura, Ele quer se relacionar com você. Jesus deseja te levar para o céu, para o convívio!


Precisamos aprender a agradecer ao Senhor! Acima de tudo Deus nos convida a bendizer Seu nome a ter um coração cheio de gratidão por tudo aquilo que Ele tem feito.


400 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page