top of page
Foto do escritorIPRO

Imprimindo na mente do seu filho o AMOR DE DEUS

Atualizado: 29 de jan. de 2020

Texto: Deutoronônio 6: 4-10


Introdução

Após viverem 40 anos no deserto sobre a liderança de Moisés, a nação de Israel chega diante da terra prometida, eles irão tomar posse da terra, porém Moisés não entrará com eles. Todos estavam preocupados, ele reúne a nação, o povo está temendo perder o líder, o líder está temendo que o povo não consigo passar o legado de fé para a próxima geração.


Ele começa um discurso relembrando tudo o que tinham enfrentado até aquele momento e então passa a falar o texto que agora lemos. Moisés estava preocupado com que o povo ficassem mal acostumado diante de todas as riquezas da terra prometida.Moisés sabia da facilidade que eles enfrentariam em se distrais de Deus diante da prosperidade e riqueza.


Então Moisés cheio do Espirito Santo, lhes apresenta o seu ultimo desafio, o de transmitir sua fé a geração seguinte. Moisés conclama todas as famílias da nação a assumirem uma responsabilidade com a próxima geração. Ele começa seu discurso com uma citação que depois se torna frequente para os Judeus, o Shema:


“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor”.


1 - Amaras o Senhor teu Deus de todo vosso coração. (v.5)

Moisés repete essa ordem mais de 10 vezes nos capítulos seguintes. Moisés está lutando por algo muito maior do que uma prática, ele luta pelo coração. Se desejarmos deixar um legado precisaremos amar ao Senhor com toda nossa força. O que você deseja que seu filho lembre a seu respeito? Brinquedos, roupas.....?


O contraste que o povo de Israel estava enfrentando era espantoso, para trás estava ficando o deserto, na frente viam Canaã, terra que mana leite e mel. Moisés os estava alertando do perigo das distrações.


2 - Moisés estabelece uma responsabilidade e mostra uma dinâmica prática para os pais.

Moisés estava dizendo que se o povo quisesse encucar na mente dos filhos o amor a Deus, eles teriam que agir de uma forma consciente a fim de estabelecer uma dinâmica na casa deles. Pois no futuro haveria muitas coisas para distrai-los e seria fácil ignorar a importância de se viver uma fé no dia-a-dia. O conceito hebraico de ensinar, significa: provocar a aprendizagem. Isso é mais do que passar uma informação é viver para que eles tenham modelo. Aqui Moisés afirma que os pais são os verdadeiros responsáveis por ensinar aquilo que os filhos precisam aprender. Moisés enfatiza claramente determinados momentos ao longo do dia em que haveria oportunidade de ensinar.


Assentado em tua casa, Andando pelo caminho, Deitando-te, e ao se Levantar. (v.7)

As crianças aprendem melhor quando seguem uma rotina. Cada um desses momentos indicam um estilo diferente de abordagem, e cada um dá aos pais a oportunidade de desempenhar um papel diferente. Estudiosos de comportamento humano e desenvolvimento infantil apontam a importância do que Moisés estabelece.


Assentando, Horário das Refeições

É um excelente momento para promover conversas focalizadas. É uma oportunidade dos pais assumirem o papel de FACILITADOR, de PROFESSOR. Estatísticas mostram que quanto mais os membros da família comem juntos, menores são as chances de os filhos se envolverem com drogas. Precisamos sentar em casa e compartilhar aquilo que está em nosso coração.(v.6)


“Que todas essas palavras que hoje lhes ordeno estejam em seu coração”


Caminhando

É um momento conveniente para estimularmos um dialogo informal, que da a criança a chance de introduzir um assunto que ela prefere. Esse é o momento do pai agir como AMIGO, e ajudar o filho a interpretar a vida, a enxergar a grandeza de Deus. São nesses momentos que os pais se tornam exemplo a serem seguidos pelos seus filhos. Eles estão atentos a tudo o que estamos fazendo.


Deitando (Colocar para dormir)

Muitos pais não enxergam o potencial dessa hora e simplesmente mandam os filhos irem deitar. O quarto da criança possui algo de privativo, e esse ar dá aos pais a oportunidade de ter uma conversa intima com seu filho e, se tornar um CONSELHEIRO. Que ouve o que se passa no coração dele. Nosso problema é que estamos cansados de mais, ocupados demais e pensamos que se colocarmos os limites isso já será o suficiente. Você já percebeu que as crianças ficam com raiva e vão para o quarto e batem a porta? É como se dissessem que estão aborrecidas, e se fechando para nós. A porta do quarto do filho, é uma porta metafórica, e manté-la aberta é muito importante.


Levantar

Hora de acordar, fornece uma espécie de pagina em branco, para que a família possa recomeçar suas interações. A manhã tem o potencial de plantar importantes sementes emocionais nos corações das crianças. Por isso precisamos de palavras de encorajamento e de valor. Pensemos nesse momento nos pais como TREINADORES ESPORTIVOS que estão mandando seus filhos para um jogo importante. A pergunta que precisamos fazer é: O que posso dizer para transmitir a ele a força que precisa para enfrentar o que vira hoje? A maioria dos professores afirmam que pelo semblante da criança da para perceber se as coisas aconteceram tudo bem em casa pela manhã ou não.


CONCLUSÃO

O que Moisés estava ensinando para o povo era:


1. Que deveria ter por parte dos pais o empenho para transmitir aquilo que era essencial.

2. Isso deveria ser feito repetidamente.


Tanto a igreja quanto a família são compostas por pessoas falhas e deficientes que Deus escolheu Usar a fim de contar a história Dele para o mundo. A igreja e a família precisam trabalhar juntas para formarem a fé em Cristo em nossas crianças e adolescentes. Nosso grande desafio é levar nossos filhos a terem um relacionamento autentico com Deus. O relacionamento que tenho com Deus e com a minha esposa afetam mais os nossos filhos do que possamos imaginar.


Pr. Altair M. Nunes Júnior

257 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page