Texto: 1 Reis 19: 9
O que te leva para a caverna?
Através do texto de 1 Reis 19:9 refletimos sobre a vida de Elias e sobre algumas lições que podemos aprender com este momento da vida dele.
Elias foi um grande profeta, viveu momentos tremendos com o Senhor durante seu ministério, mas algumas coisas o fizeram perder a perspectiva e desejar desistir de tudo.
“Como alguém como Elias pode parar em uma caverna?”
Aprendemos que, como Elias, podemos também parar na caverna se em nosso coração houver:
INGRATIDÃO - Elias dedicou sua vida ao povo de Israel, mas o povo não o ouvia e era rebelde contra o Senhor, Elias gostaria que o povo reconhecesse que ele tinha se dedicado a eles e que por muitas vezes o Senhor atendeu a Elias em prol do povo. Porém não devemos esperar nenhuma recompensa dos homens porque o que fazemos é para o Senhor, dele vem nossa recompensa.
SOBRECARGA EMOCIONAL - Elias acreditava que todos os problemas de Israel eram dele, carregava um fardo e uma culpa que não podia carregar, isso gerou um desgaste emocional em Elias.
FOCAR APENAS NAS DIFICULDADES - Focar na dificuldade nos impede de enxergar a grandeza do Senhor e de tudo que Ele já fez por nós. Elias viveu coisas tremendas com o Senhor, mas se apegava apenas ao problema que vivia naquele momento, aos rumores de que alguém o queria matar. Para o Senhor que fez tantas coisas através de Elias, aquele problema seria tão pequeno, mas Elias olhava apenas a dificuldade.
Entretanto...
DEUS NÃO DESISTE - Deus sabia o que Elias estava fazendo na caverna, mas mesmo assim preferiu perguntar a ele. Deus não desiste de nós, Ele deseja nos ouvir e conhece nosso coração. O Pai anseia ter um relacionamento íntimo conosco.
DEUS NÃO MUDA SUA PERSPECTIVA - No verso 15 Deus diz a Elias que ele volte pelo caminho que veio, Deus não muda sua perspectiva quando nós nos desestabilizamos, Ele nos trata e coloca de volta no centro de sua vontade. O Senhor deseja que continuemos a cumprir os propósitos dele em nós.
FATOS IMPORTANTES PERMANECEM PARADOS - Enquanto Elias permanecia na caverna, coisas importantes que Deus desejava usar Elias para realizar permaneciam inalterados. Se permanecermos escondidos na caverna, não realizarmos coisas maravilhosas que o Senhor tem pra nós.
Que assim como Elias, mesmo com os tropeços da vida, possamos encontrar forças no Senhor para se posicionar, sair da caverna e viver em plenitude da sua vontade.
Fiquem na Paz!
Pr. Altair Mateus Júnior