Texto: Atos 19:17-20
O sonho do avivamento continua
O texto de Atos 19:17-20 narra o Apóstolo Paulo em uma de suas pregações do Evangelho de Jesus na cidade de Éfeso. Éfeso era uma cidade conhecida pela grande prostituição e pela feitiçaria.
Quando a Palavra de Deus, que é viva e eficaz, cheia de conteúdo e poder de Deus entra nos corações do povo daquela cidade há uma mudança em suas mentalidade e vidas. A população começar a ter algumas ações que devemos aprender e praticar:
1. Confissão pública de pecados (verso 18): O constrangimento do pecado vem sobre aquele povo e eles se arrependem e confessam seus pecados uns aos outros. Essa atitude é libertadora, mostra um arrependimento genuíno, vergonha de suas atitudes e é um dos sinais de avivamento.
2. Rompimento com o passado (verso 19): Ao queimar seus livros de feitiçaria demonstram o rompimento com o pecado. É importante notarmos que o pecado não foi proibido porque Deus é ruim, mas porque o pecado gera algum ruim em nós. Mentira, adultério, cobiça, vícios e etc são ações que nos levam a destruição. A prática de não pecar nos livra da dor, sofrimento e destruição, por isto o Senhor proibiu o pecado. Os cidadãos de Éfeso descritos no texto entenderam isto e abandaram suas más práticas queimando tudo o que os levava ao pecado, eles não queriam mais uma vida de escravidão ao pecado, mas liberdade em Cristo. É o avivamento ardendo naqueles corações.
3. Crescimento da Palavra (verso 20): As pessoas descritas no texto estavam cheias do Espírito Santo, estavam passando por um avivamento, e quem passa por uma avivamento ama a Palavra do Senhor, se enche dela e a propaga. A população encontrou liberdade em Cristo e uma satisfação plena que só o Senhor pode dar, nenhum prazer pelo pecado pode ser comparado a felicidade que existem em Deus. Eles tinham sede e queriam ser cada vez mais cheios do Espírito Santo. Quando somos avivados a Palavra do Senhor cresce e se fortalece, impacta quem está ao nosso redor e muda uma geração.
Que possamos nos alimentar a cada dia mais da Palavra de Deus, sendo cheios do Espírito Santo e avivados todos os dias!
Aleluia!
Fiquem na Paz!
Pr. Altair Mateus Júnior
Comentários