top of page
Foto do escritorIPRO

Permanecer para frutificar

Atualizado: 4 de abr. de 2022



por: João Godoy

IPRO | Mídias Sociais




Texto: João 15:1-8


Você pode afirmar que é um cristão verdadeiro? Se sim, como?

Jesus nos ensina que a forma de evidenciarmos nosso compromisso com ele não está em palavras, mas em ações. A linguagem de amor que Lhe agrada é a obediência.

Entretanto, visto que o pecado entrou no mundo por meio de Adão e agora faz parte da nossa natureza, não conseguimos obedecer plenamente por nós mesmos. Então, como o faremos?


Jesus nos dá a resposta através da analogia da videira. Ele se expressa como sendo a videira verdadeira e nós, os seus ramos. O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não estiver enxertado na videira e de igual modo, não podemos frutificar se não estivermos conectados com Jesus. Sem ele nada podemos fazer; tudo que é bom vem do alto, descendo do Pai das luzes.

E para isso, Jesus deixa claro que somente os discípulos podem frutificar. Não são aqueles que se afeiçoam por Jesus, não é a multidão em busca de milagres, mas os discípulos que buscam andar como ele andou e que entendem que nessa jornada, há poda, há renúncia e a necessidade de se levar a cruz, tal como Cristo o fez.

Jesus é sim alívio pros cansados e sobrecarregados, porém, ele não se limita a isso. O descanso verdadeiro vem de andar e aprender com ele; vem de tomar suas dores e ser participante do seu sofrimento; sabendo que ele é manso e humilde de coração para nos ensinar, apesar das nossas debilidades.


Se queremos viver uma vida que agrade a Deus, temos de frutificar e isso nada mais é do que se tornar semelhante a Jesus em seu caráter. Tornar-se como ele é tornar-se amável, alegre, paciente, gentil, manso, ter domínio próprio, entre outros. Esse processo de santificação não é possível sozinho, só se dá quando estamos enxertados em Jesus, quando permanecemos Nele.

Por isso, “Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim” João 15:4

421 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2024

 por Igreja Presbiteriana Renovada Osasco

bottom of page